Universidade de Brasília
Aluna: Iara Farias Matricula: 11/0121431
Disciplina: Praticas
Mediáticas na Educação
Fichamento:
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação n.1, setembro de 1997. p. 45-60.
Resumo:
Os
autores tratam no texto sobre a introdução de computadores nas escolas. Nesse
sentindo ressaltam a importância não somente de incluir o computador em sala de
aula, mas de se repensar a estrutura escolar de uma forma geral. Pontua que a
inserção dos computadores nas escolas dos Estados Unidos foi alavancada pelo
desenvolvimento tecnológico, sendo deixada de lado a proposta pedagógica. Já a
França foi o primeiro país ocidental que se preparou para a inserção da
informática na educação. No Brasil essa inserção teve inicio na década de 70 e
foi fortemente influenciada pelos países acima citados, mas só teve sua
implantação no ano de 1981. No decorrer do texto traz comparações entre o
programa adotado pelos brasileiros, os franceses e os norte americanos. Tendo como foco o Brasil, aborda a formação
dos professores para a utilização da informática em sala de aula, ressaltando
seus pontos negativos como, por exemplo, a falta de um ambiente favorável à
implementação da informática no contexto da sala de aula.
Principais citações do texto:
“A
informática na Educação no Brasil nasce a partir do interesse de educadores de
algumas universidades [...].”
“As
mudanças tecnológicas [ nos Estados Unidos] são fantásticas e palpáveis mas não
tem correspondência com as mudanças pedagógicas.”
“A
implantação da informática na educação [ francesa] foi planejada em termos de
publico alvo, materiais, software [...]. Neste planejamento os dirigentes
franceses julgaram ser fundamental a formação, antes de tudo, de sua
inteligência-docente.”
“As
praticas pedagógicas inovadoras acontecem quando as instituições se propõem a
repensar e transformar a sua estrutura cristalizada em um estrutura flexível,
dinâmica e articuladora.”
“No
nosso caso, o êxito não é maior por uma serie de razões, desde a falta de
equipamento nas escolas e, portanto, a falta de um maior empenho na introdução
da informática na educação, até um processo de formação de professores frágil e
lento.”
“A
formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento
sobre as técnicas computacionais, entende por que e como integrar o computador
na sua pratica pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem
administrativa e pedagógica. Essa pratica possibilita a transição de um sistema
fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo e voltada para
a resolução de problemas específicos do interesse de cada aluno.”
Comentários:
De
acordo com o que foi dito pelos autores e ainda com base em algumas
experiências pessoais fica claro que a inserção da informática nos processos de
ensino-aprendizagem ainda demanda muita atenção dos órgãos competentes, das
escolas e dos próprios docentes. Atualmente é impossível deixar a sala da aula
alheia às inovações tecnologias. Mas a cautela com a utilização dessas
tecnologias, em especial da informática, no contexto da sala de aula deve existir.
Para que não se caia no erro que é pontuado pelo autor de simplesmente
“informatizar” aquele ambiente, deixando de lado o uso do computador como um
recurso importante para a construção do conhecimento. E para que isso corra de
forma efetiva e produtiva a formação do docente para a utilização eficaz desses
recursos, deve ser feita de forma completa, para que ele – o docente - se sinta
habilitado para utilizar esses recursos como uma arma pedagógica.
Questionamentos:
Ø Qual
a forma mais eficaz na utilização dos computadores em sala de aula?
Ø A
formação dos professores é um ponto fundamental, como prepara-los? E como lidar
com aqueles que possuem certa “resistência” a utilização desses recursos na
sala de aula?
Ø Como
que a escola, que tem como principal característica
o tradicionalismo, deve “reagir” diante da tentativa de inserção dessas
recursos em suas salas de aula?
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